O que está acontecendo ao nosso redor?

placeholder

Greve dos caminhoneiros impacta vários setores

A greve dos caminhoneiros chega ao 4º dia de paralização e os impactos atingem vários setores. Os protestos ocorrem em 25 estados e no Distrito Federal, o reflexo disso pode ser visto na falta e aumento de preços de alguns alimentos, na redução da frota de diversas linhas de ônibus e nas filas dos postos de combustíveis.

No dia 16 de maio, a Confederação Nacional dos Transportes Autônomos (CNTA) apresentou um ofício ao governo federal solicitando o congelamento do preço do diesel, mas a solicitação foi ignorada. De acordo com os representantes de transportes, o valor atual do óleo diesel torna impossível o transporte de mercadorias no país.

placeholder

O surgimento das associações de benefícios

À época da regulação do mercado de seguros no Brasil, na década de 1960, o país contava com pouco mais de 1,9 milhão de veículos. Bem diferente do atual cenário, com frota estimada em 85,6 milhões de automóveis.
Atualmente, o país ocupa papel de destaque no mercado automobilístico e é o 9º maior produtor de veículos, com mais de 1,7 milhão de unidades anuais. Com isso, houve um aumento na veda de seguros, que já movimenta US$ 69 bilhões por ano. Assim, o setor se tornou vital para economia brasileira.

Mesmo com a expansão do mercado, muitos consumidores foram excluídos do negócio, por não possuírem perfis economicamente interessantes para as seguradoras. Por consequência, surgiram as associações de benefícios mútuos para atender os não contemplados por um segurado tradicional e que desejam se reunir para o custeio do patrimônio em caso de dano eventual. Esse modelo, portanto, parece surgir em decorrência de uma falha do próprio mercado que, ao contrário do associativismo, precisa diluir o ingrediente lucro nas contratações.

placeholder

Como usar o seguro DPVAT?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como usar o seguro DPVAT e usufruir dos seus benefícios. Os questionamentos são comuns, principalmente na hora de acioná-lo. Quem tem carro sabe que todo início de ano, junto com o IPVA, é preciso pagar o DPVAT, mas nem todas as pessoas sabem que se trata de um seguro. Então vamos começar esclarecendo as dúvidas sobre o seu significado.

Proteção veicular Vs a Susep

Os benefícios ofertados pelas associações focam o mesmo público das seguradoras de veículos. Segundo a SUSEP, elas oferecem seguro, e por não se adequarem às exigências legais que regulam o mercado, deveriam ser extintas. O projeto de lei para legitimar a proteção veicular oferecida por associações de transportadores seria aplicável a outras associações?

3 motivos para fazer parte de uma Associação Veícular

A proteção veicular é a formação de um grupo de cooperados, ou seja, um serviço oferecido a um grupo de pessoas cadastradas e os valores são cobrados entre os associados gerando vantagens para todos.

Ser associado é bastante vantajoso quando se é comparado com as seguradoras tradicionais, pois os critérios utilizados por eles são bastantes distintos, enquanto os das associações são mais flexíveis e menos burocráticos.